MBM Wiki

XML Expert

Você está aqui:

Introdução

Nesse artigo você acompanhará como funciona a nova rotina que será disponibilizada para todos nossos clientes nas próximas semanas. Agora o sistema contará com uma funcionalidade que busca as notas emitidas contra o seu CNPJ, e já é possível realizar a entrada da mesma sem a necessidade de esperar o fornecedor te enviar o XML. Além do mais, em uma única tela é possível já fazer o vínculo dos itens no fornecedor e/ou cadastrar o item.

Bora então para o funcionamento da rotina?

Configuração Certificado Digital

Para que seja possível baixar as notas do SEFAZ é necessário configurar o seu certificado digital, do tipo ARQUIVO. E para isso basta acessar o menu: [“Ferramentas” / “Configurações do Sistema/Parâmetros” / “Sistema – Parâmetros – FUN0004”], e ir até a aba XML Expert

Na tela acima aponte o arquivo do seu certificado digital e digite sua senha e clique em Gravar.

Portal Web

Teremos um portal, onde será possível consultar as notas fiscais emitidas contra seu CNPJ, e com algumas funções básicas. Para acessar esse portal basta acessar o endereço: xmlexpert.mbmsolutions.com.br ou acesse por dentro do portal do sistema.

Ao clicar em NF-e por exemplo, serão listadas todas as notas emitidas, com algumas funções como fazer download do XML, visualizar os itens da nota, e enviar para o e-mail.

Esse portal está em desenvolvimento e contará com algumas melhorias no decorrer do ano.

Entrada da Nota Fiscal no Estoque

Feito a configuração do certificado, agora já estamos prontos para iniciar o processo de entrada de nota fiscal. A tela é a mesma através do menu: [Gestão de Estoque” / “Tarefas” / “Recebimento de Mercadorias/Serviços” / “Entrada de Nota Fiscal (XML Fornecedor) – EST0370”]

A diferença é que agora existe um novo botão XML Expert conforme imagem abaixo:

Ao clicar nesse botão o sistema irá buscar as notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ lá na SEFAZ.

Após finalizar a consulta o sistema irá abrir um Wizard (passo a passo) e o primeiro passo são os filtros. É possível fazer filtro para exibir notas de um determinado fornecedor ou um range de data. Caso não queira fazer filtro nenhum basta clicar em Avançar

Na próxima tela, o sistema irá exibir todas as notas fiscais emitidas contra seu CNPJ, basta selecionar a nota desejada e clicar em Avançar

Somente serão exibidas as notas fiscais que não foram importadas.

Após selecionar a nota e clicar em avançar, o sistema irá verificar os itens. Caso encontre o item do XML já dentro do sistema com o vínculo no fornecedor será exibido uma mensagem para concluir conforme imagem abaixo:

Caso o sistema não encontre vinculo com os itens, será exibido um grid com os itens não localizados conforme imagem abaixo:

Nessa tela repare que existem 2 colunas com opção de clique. A ideia aqui é: O sistema irá tentar localizar o código do item do XML no cadastro do item no fornecedor. Caso encontre, o sistema já fará esse vinculo do item no grid mesmo.

Se já existir o item cadastrado, mas o sistema não localizou o item pelo código, selecione a opção “Vincular Item Fornecedor”, e o sistema irá abrir a tela para você pesquisar o item no sistema, e realizar o fator de conversão caso tenha.

Caso o sistema não localize o item, e realmente não exista o item e precise cadastrar selecione a opção “Cadastrar Item” e o sistema irá a tela de cadastro de item. Preencha todos os campos obrigatórios, e todas as informações que já deseja incluir no cadastro do item.

Cuidado com as informações preenchidas de qualquer maneira, pois esse item já ficará disponível para venda.

Se você optou pela opção de cadastro de item, após cadastrar o item, você voltará para o grid com os itens, e agora sim você pode fazer já fazer o vinculo com o fornecedor.

O vínculo com o fornecedor não é obrigatório, porém agilizará os próximos passos e as próximas entradas de nota fiscais desse mesmo fornecedor.

Feito o processo de cadastro/vinculo de item no fornecedor o sistema já identifica e alimenta no próprio grid, agora é só clicar em Concluir.

Ponto de atenção. Caso tente fechar essa tela ou voltar, o sistema irá exibir uma mensagem informando que já foi realizado o vínculo do item no fornecedor. Sendo assim necessário limpar esse vínculo clicando no botão limpar.

Após concluir os processos anteriores, o sistema irá levar você até a tela EST0370 já utilizada hoje. Nessa tela basta preencher os campos obrigatórios e clicar em avançar

Na próxima tela, segue o processo normal já utilizado hoje, com a diferença que o sistema já trouxe os itens vinculados tudo certinho, sendo assim necessário só vincular pedido de compra caso necessário e gerar o estoque e por última clicar em importar.

Daqui para frente o processo segue o fluxo atual do sistema.

Spoiler: Estamos já em desenvolvimento para o processo de entrada de CT-e. Fiquem ligados
Esse artigo foi útil?
Não Gostei 0
Visualizações 481