Pressione Ctrl + P Para Imprimir

Controle de períodos

Introdução

O controle de período permite que o sistema gerencie o período em que é possível realizar lançamentos e realizar o fechamento destes para cálculos de custos, saldos e outros que são contabilizados conforme os movimentos realizado no período no sistema.

Abertura de nova competência

Todo início de mês é necessário realizar o processo de abertura de uma nova competência, onde o sistema permitirá os lançamentos para o período em questão.

Para realizar esse processo acesse o menu “Gestão da Produção” / “Tarefas” / “Fechamento Mensal” / “Controle de Períodos – LIB0049”

Consulte a empresas desejada e realize o processo de nova competência clicando no botão “Nova F8”.

Fechamento mensal

O processo de fechamento mensal poderá realizar a finalização dos lançamentos no período e permitirá que o sistema analise as movimentações realizadas neste período para atribuir valores de custo médio mensal dos produtos e serviços, revisão das movimentações para aplicar o saldo de estoque e, possa realizar então integrações com os sistemas fiscais contábeis de terceiros.

Sugerimos que este seja realizado em um período fora do expediente e se possível diretamente no servidor, pois o desempenho e tempo estimado para o término dependerá da quantidade de informações a serem processadas.

Reabertura de período

Após o fechamento mensal, não é permitido realizar movimentações no período fechado, porém há situações que devem ser corrigidas, refeitas, realizadas em atraso dentre outros motivos, e para este é necessário realizar o processo de reabertura do período desejado.

Acesse a rotina em “Gestão da Produção” / “Tarefas” / “Fechamento Mensal” / “Controle de Períodos – LIB0049” e utilize o botão “Reabrir F4”

Quando realizado este processo poderá abrir o período para todas as opções ou apenas para as empresas que deseja realizar movimentos.

Após este é necessário realizar novo fechamento para nova análise e atribuição dos dados do fechamento considerando os novos registros.