Introdução
Ao utilizar a rotina de voltar o número de nota fiscal de forma incorreta, pode ocorrer de o sistema pular o número da nota fiscal, deixando assim o contador incorreto.
O motivo pelo qual o voltar número pode causar este tipo de situação, é que, ao voltar o número da nota fiscal o sistema “se prepara” para fazer aquela nota novamente.
Ao voltar o número 10 por exemplo, e em seguida o 11, o sistema estará pronto para fazer esta segunda nota novamente, sendo assim, a numeração 10 será “perdida”.
Ajustar número do contador
Podemos alterar o número da nota fiscal a partir do cadastro de série, através do menu:
[“Gestão de Estoque” / “Cadastros” / “Impostos / Tributos / Natureza de Operação / Série” / “Cadastro de Séries – FAT0019”]
Nessa tela você selecionará a série que está sendo emitida a nota fiscal. É nela que você irá alterar o número sequencial. Após selecionar o registro clique em alterar.
No registro acesse a aba 4 – Contador Nota Fiscal e no campo de Nro Nota Fiscal, altere para a sequência correta, lembrando que o número informado deve ser o número da última nota emitida no sistema.
Feita essa alteração, ao emitir uma nota fiscal, o sistema irá atribuir o próximo número na sequência do que está parametrizado no cadastro de série.
Para casos de voltar mais de uma nota, aconselhamos que seja feito o retorno do maior para o menor, assim o sistema irá emitir corretamente sem a necessidade de alteração no cadastro de séries.
Caso também seja feita exclusão conforme o exemplo acima e emitida uma nota fiscal, pode ser alterado o cadastro de série para o número 18 para que a próxima a ser considerada seja a 19 e continuar a partir dela. Quando chegar na numeração existente (NF 21), o sistema automaticamente atribuirá a numeração correta.